Nádia Bacchi é a fundadora e presidente da Associação Nádia R. Bacchi, mais conhecida como ONG Florescer, que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Antes de se dedicar ao trabalho social, Nádia iniciou sua carreira como Bióloga, mas logo fez a transição para o mundo da moda. Durante esse período, ela compreendeu que a moda era um caminho para a mulher empreender e gerar renda familiar, especialmente nas comunidades carentes. Essa percepção lançou as bases para sua forte atuação como empreendedora social.
A ONG Florescer tem 32 anos dedicados a transformar a vida de crianças e jovens, oferecendo oportunidades nas áreas de educação, arte e cultura. Começou suas atividades com a fundação do Centro de Integração Comunitária e, desde então, oferece aulas de reforço escolar, inglês, dança, computação e muitas outras atividades que visam o desenvolvimento integral dos jovens. Hoje, a instituição atende aproximadamente 850 crianças, com uma demanda crescente, refletindo o impacto positivo de seu trabalho social.
Além de trabalhar com as crianças, a ONG também promove a inclusão das mães, oferecendo cursos de reciclagem de jeans. A ideia é empoderar essas mulheres, permitindo que elas desenvolvam habilidades e gerem renda em suas próprias comunidades. Assim, a ONG não só ajuda a resgatar a dignidade dessas mães, mas também as integra ativamente no ambiente familiar e comunitário.
Nádia acredita que todos têm um papel fundamental na construção de um mundo mais justo e humano. O trabalho que realiza não se limita apenas à assistência, mas busca efetivamente criar oportunidades para que os jovens possam descobrir e aprimorar seus talentos, construindo um futuro melhor.
Nadia Bacchi
BIOGRAFIA
© COMCIENCIAS 2024